Ser feliz é prática do dia-a-dia

Muitas são as fórmulas que nos levam à felicidade, mas apenas o hábito diário e perseverante de cultivá-la nos permite uma sublime sensação de serenidade permanente.

domingo, 20 de junho de 2010

...e a gratidão.



Ainda escreverei um post apenas sobre gratidão, um dos mais poderosos sentimentos para se tornar uma pessoa feliz. Mas, desta vez, como acabei de postar a forma como começo o dia, coloco as palavras que repito todas as noites:

Boa Noite!
Depois de mais este dia, vou relaxando
Me desligando
Substituindo as preocupações pela confiança
Pela aceitação da minha sorte
Pela compreensão do meu lugar no universo
Não sou mais, não sou menos
Sou eu
Não existo sem o resto
E ele não exite sem mim
Somos todos um
Consciente de minha pequenez peranto o todo, repudio a vaidade e o egoísmo
E sabendo de minha importância fundamental, agradeço.
Agradeço existir
Agradeço coexistir
Agradeço mais este dia que me é dado para realizar a minha missão
Agradeço as dificuldades
Agradeço as recompensas
Agradeço as pessoas que me cercam
Agradeço àquelas que confiam em mim
Agradeço acreditar nas pessoas
Agradeço os olhares e sorrisos
Agradeço a beleza do universo
Agradeço o amor!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

O poder de uma prece


Religiões à parte, entendo como ótimo o hábito de realizar uma pequena prece de manhã e à noite.
É uma forma de pausar os pensamentos e de se conectar com uma força maior.
No entanto, as orações ensinadas nas diversas religiões costumam ser decoradas e, ao serem repedidas sem muito compromisso, perdem o significado das palavras e dos sentimentos que deveriam carregar.
Decidi, portanto, criar minha própria prece, escolhendo as palavras que fazem sentido pra mim e que são capazes de me tirar da forma automática do dia-a-dia e me sentir bem e preparado. Você pode fazer a sua ou utilizar uma que já exista, mas é um belo hábito ter algo para estes momentos. De manhã, eu uso a seguinte:
 
Bom dia!
Nos instantes iniciais dessa manhã, eu sinto paz!
Estou sereno, limpo, vazio.
E, aos poucos, vou me enchendo de fé e de boas perspectivas.
Aceito grato e pleno o meu lugar no universo.
Aceito as adversidades.
E aceito também as gratificações.
E peço força e saúde para conseguir os meus objetivos e realizar a minha missão.
Que venham as situações e as pessoas designadas para me ajudar na minha jornada.
E que venham também a alegria e o entusiasmo para que eu possa retribuí-las  com bons sentimentos.
Que eu ajude a criar a grande corrente do bem.
Confio no infinito poder do universo.
Confio no Amor!

Procure um lugar em que se sinta bem e, diariamente, repita algumas palavras que te toquem pra criar um estado de ânimo que te acompanhe ao longo do dia. Experimente!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Auto-sabotagem


Por que, por mais fácil que pareça o objetivo, sempre sofremos com a maldita auto-sabotagem?
Qual o segredo para vencê-la?
No burbulhar de emoções dos nossos dias, é muito difícil manter a mente "na linha".
Se o ambiente social estiver recheado de pessoas negativas então... se torna quase impossível.
A preguiça é também um grande convite ao auto-sabotamento. Um friozinho de manhã e aquele dia com um compromisso desagradável se torna um pesadelo.
E dá-lhe efeito cascata... tudo passa a dar errado a partir dali. E a auto-sabotagem mostra sua mais sinistra faceta: a auto-alimentação. Sem que você perceba, a sensação de derrota virou uma bola de neve na sua cabeça. Como pará-la?
É meio óbvio pensar: bom você criou, você "descria"! Mas nem sempre é tão simples assim.
Pensemos então: se está se auto-sabotando é porque pretende e deseja conseguir algo específico, certo?
Algo que por algum instante lhe pareceu factível, mas em todos os outros instantes não.
E se por um período lhe pareceu possível, porque deixou de ser se nada mudou?
A resposta é simples: você não criou o hábito de querer aquilo!
E, como já disse em outras vezes, acredito cada vez mais que o que determina o sucesso e a felicidade é o cultivo de bons hábitos e pensamentos.
E toda que vez que tentamos inserir um novo hábito em nossa vida, nossa inércia natural tenta nos impedir. É preciso brigar um pouco até que se torne automático e aí, como na física, a mesma inércia cuidará de acomodá-lo e será difícil se desfazer dele.
Quem nunca recebeu um presente que a princípio não gostava, mas se habituou a ele e, por fim, acabou gostando? Ou insistiu em comer algo que não lhe parecia agradável até que se torna-se saboroso?
Sexo não seria tão repetido se dependesse apenas da primeira vez. E poucos seriam os fumantes e os alcolátras, visto que as primeiras experiências com o cigarro e a bebida nem sempre são das mais prazerozas.
O ato de cultivar com pensamentos e ações os seus desejos elimina a auto-sabotagem. Quando quiser alguma coisa assuma um compromisso com ela. Faça o que tiver que fazer independente de sua vontade no meio do caminho. Ou a auto-sabotagem te conduzirá a uma vida eterna de andar em cículos...

domingo, 13 de junho de 2010

Difícil missão

Nem bem comecei e já percebo o quanto é difícil o meu objetivo de manter um contato diário com a felicidade. Embora nestes dias todos tenho me sentido super bem, não consegui ainda me habituar a diariamente escrever algo sobre o assunto. Confesso que quando a inspiração não vem, parece falso ou piegas tratar do assunto apenas por obrigação.
No entanto, tenho certeza de que com o costume virão mais e mais momentos de inspiração, frutos de uma felicidade sustentada.
Enquanto isso, em outros posts, me permitirei fazer reflexões gerais sobre os temas que me vierem à cabeça.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Criando o hábito de ser feliz


Há pessoas negativas e há aquelas que dá vontade de passar o dia todo ao lado. Por que? Ao moldarmos nossa personalidade baseados em nossas crenças e percepções assumimos uma postura pessimista ou otimista dependendo daquilo em que acreditamos.
Agora pense um pouco: Em seu dia-a-dia, nos relacionamentos comerciais ou pessoais, pra quem você faz algum favor com leveza, com o maior prazer? Para as pessoas alegres, sorridentes, alto astral, certo?
E, coincidentemente, parece que estas pessoas têm muita sorte. Tudo dá certo pra elas, é impressionante!
Então por que não ser uma dessas pessoas?
É meio óbvio, mas nem sempre conseguimos parar para enxergar que se estivermos envoltos desse ar de alegria e leveza, as coisas naturalmete fluem e a tendência é conseguirmos o que queremos sem muito esforço.
E, com certeza, todos nós já experimentamos um ou mais momentos assim.
O difícil, como tudo na vida, é manter esse estado de espírito pelo maior tempo possível, ou melhor, a todo momento.
Sempre encontro textos falando sobre a força do pensamento, a lei da atração, etc. Concordo plenamente com o que dizem, mas o que pouco se enfatiza é CRIAR O HÁBITO, disciplinar nossas sensações, treinar o nosso espírito pra que ele se torne naturalmente feliz.
Percebendo isso, propus a mim mesmo, e estendo o convite a todos os interessados, que se cultive o hábito de ser feliz. Que se permita por alguns segundos que seja, TODOS OS DIAS, concetrar-se nesse propósito, criando assim um campo altamente favorável para as realizações individuais. Seja via blog ou twitter, escreverei todos os dias um recado com o propósito de "regar" o terreno da felicidade.
Benvindos ao blog!